As empresas do mercado de seguros evoluíram bastante nos últimos anos, tanto no processo de contratação quanto no do pagamento de sinistros. A fiscalização da Susep também tem se mostrado mais efetiva, garantindo que o setor fique cada vez mais confiável e trazendo mais credibilidade para os profissionais de seguros.
Atualmente nossa categoria representa aproximadamente 5% do PIB nacional, com pouco mais de 93 mil corretores registrados na SUSEP, dados atualizados pela FENACOR (Federação Nacional dos Corretores), que completa 50 anos em 2018, cuja missão é proporcionar a integração dos Corretores de Seguros via SINCOR´S, na busca da qualificação profissional, primando pela ética no exercício de sua função, defendendo os direitos e criando mecanismos para melhorar e ampliar o mercado de seguros no Brasil.
Mesmo com as incertezas financeiras e políticas que estamos vivendo atualmente, as perspectivas de crescimento para os próximos anos são melhores se comparados aos anos anteriores podemos identificar dois fatores que estão contribuindo para este crescimento: o aumento do conhecimento por parte da população sobre a importância dos seguros, principalmente os seguros de pessoas e a competição “sadia” entre os corretores, que precisam estar em constante evolução para continuar fazendo parte do mercado.
No Rio de Janeiro, podemos citar ainda como um ponto positivo o incentivo a capacitação dos corretores através dos órgãos que regulam o mercado, como exemplo cito o Sincor/RJ através de sua diretoria de ensino, que tem investido em conhecimento e a qualificação dos funcionários e sócios das corretoras, contando ainda com a parceria de algumas seguradoras para desenvolver este projeto.
O corretor qualificado e com conhecimento do produto que está comercializando consegue identificar a necessidade do cliente de forma mais rápida e, com isso, oferecer uma solução em curto espaço de tempo, sendo assertivo e mais eficaz.
“Não basta vender, encante seu cliente”.
Alexandra Flor da S Nascimento – Graduada em Marketing e Tecnologia da informação pela Universidade Estácio de Sá (RJ – 2004) e Pós-graduação em Gestão de Negócios (em andamento), além de cursos diversos na área atuante. Corretora de seguros, com foco em pessoas e benefícios, possui carreira desenvolvida há mais de 18 anos nas áreas de Consultoria, gestão de clientes corporativos e projetos de seguros de afinidades, atuando com foco nos resultados e necessidades das empresas. Tem experiência na parte comercial, pós-venda, recrutamento e desenvolvimento de pessoas.